Livros

Do sem-arte à arte: A Estética da Fotografia – Imagem Etnoculturais

Organizadoras: Leliana Santos de Sousa, Carla Liane Nascimento Santos e Patrícia Carla Smith Galvão. Direção: François Soulages e Alberto Olivieri. O livro resulta dos trabalhos apresentados durante o VIII Colóquio Internacional Franco-Brasileiro de Estética.

Coletânea Saberes e Práticas – Volume 1. Saberes e Práticas: Educação e Desenvolvimento Regional

Autores: Leliana Santos de Sousa, Patrícia Carla Smith Galvão e Carla Renata Santos dos Santos (Orgs.). Ano de edição: 2014. Este volume reúne temas relacionados à Política de educação do campo, à realidade de Famílias Agrícola e a pedagogia da alternância, estudos sobre a qualificação do ensino, com aspectos da Educação de Jovens e Adultos, além de considerar as Tecnologias da Informação e Comunicação como potenciais para a gestão do conhecimento e compartilhamento de saberes e práticas, e da vulnerabilidade como conceito chave para entender o desenvolvimento.

Coletânea Saberes e Práticas – Volume 2. Saberes, práticas e sustentabilidade: Indígenas – Afro-Brasileiras – Tecnologias Sociais

Autores: Leliana Santos de Sousa , Patrícia Carla Smith Galvão e Carla Renata Santos dos Santos (Orgs.). Ano de edição: 2014. Este volume aborda saberes dos povos indígenas na sala de aula; a cultura reconhecida dos Pitaguary, Tapeba, Kanindé, Jenipapo-Kanindé e Anacê; as ações afirmativas para indígenas; a Teoria das Representações Sociais; agricultores e agricultoras do licuri; os Saberes e a pesca de “la Cuenca Amazónica”; a resistência das rezadeiras; a poética existencial da baiana no café da manhã; o Terreiro do Cobre; as cotas para o afrodescendente e o Observatório de Vida Es¬tudantil (OVE); O saber de N.Senhora do Rosário dos Pretos; Tropcasas em edificações; Itapuã diaspórica; a implicação da pesquisa pelos práticos.

Coletânea Saberes e Práticas – Volume 3. Saberes e Práticas: Multirreferência e Interdisciplinaridade

Autores: Leliana Santos de Sousa , Patrícia Carla Smith Galvão e Carla Renata Santos dos Santos (Orgs.). Ano de edição: 2016. A multirreferencialidade e a interdisciplinaridade caracterizam os artigos resultantes de pesquisas explicitando processos teóricos metodológicos do labor de estudantes, professores, pesquisadores e práticos pertencentes a grupos de pesquisas e programas de pós-graduação, o que possibilita superar o dualismo micro/macro disciplinar na interrogação de questões nas áreas da Educação; Ciências Humanas; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Informação e do Desenvolvimento Regional.

Ponte de Palavras: Juvenis construções na Fundação D. Avelar

A publicação decorre da parceria do projeto Cristo é Vida com o Centro de Pesquisa Educação e Desenvolvimento Regional da Universidade do Estado da Bahia (CPEDR/UNEB) através do Programa de Educação Inclusiva – PROGEI enquanto possibilidade de realização das políticas públicas de inclusão social nas dimensões da pesquisa e da extensão no atendimento de crianças e jovens.

Os Desafios da Observação: Sobre os desafios de nossas maneiras de perceber e de descrever os fatos humanos e uma exploração da observação questionante

Autores: Leliana Santos de Sousa (Trad.). Ano de edição: 2016. Como ver como eu vejo? Escutar como eu escuto? Compreender o contexto que marca esta experiência? Dito de outra maneira, como interrogar as relações entre o mundo e nossa visão de mundo; desafio contemporâneo de primeira importância? Diferentes pontos de vista são fixados e confrontados, redistribuindo os poderes do olhar e da palavra.